1169
PARA REFORMA DE CANAVIAL, EM ÁREA DE FORNECEDOR DO ESTADO
DE SÃO PAULO mmzborba@fcav.unesp.br Apresentação Oral-Economia e Gestão no Agronegócio
MARIA MADALENA ZOCOLLER BORBA1; ALEX MARQUES BAZZO2.
1.UNESP-JABOTICABAL, JABOTICABAL - SP - BRASIL; 2.UNESP, JABOTICABAL
- SP - BRASIL.
Estudo econômico de ciclo produtivo da cana-de-açúcar para reforma de canavial, em área de fornecedor no Estado de São Paulo.
Grupo de Pesquisa: Economia e Gestão no Agronegócio
Resumo
O objetivo do trabalho foi determinar estágio econômico mais adequado para a reforma do canavial, por meio da análise de viabilidade econômica da atividade, durante ciclo de produção cana de açúcar. Esta análise foi realizada para as distâncias de 10, 30 e 50 km da área de produção até a indústria processadora e duas técnicas de colheita: manual com cana queimada e mecanizada com cana crua. A ferramenta utilizada na análise econômica foi o
Valor Anual Equivalente. Os dados básicos foram os fornecidos por uma associação dos plantadores de cana da região administrativa de Ribeirão Preto/SP, e se referem à produtividade (t/ha), coeficientes técnicos e custos unitários do processo produtivo da cana, nas várias etapas e estágios do ciclo produtivo. Houve tratamento dos dados e atualizações e os preços utilizados correspondem à safra 2007/08. De forma complementar, também foi utilizado o banco de dados do Instituto de Economia Agrícola/SAA-SP particularmente no que diz respeito aos preços de cana. De acordo com os resultados obtidos, o melhor estágio para a reforma dos canaviais ocorreu, com maior freqüência, no sexto corte, com produtividade de 68 t/ha e retorno líquido anual do canavial variando entre R$750,23/ha e R$181,33 /ha, da menor para maior distância e da colheita manual para mecanizada.
Palavras-chaves: reforma de canavial, fornecedores de cana, vida econômica do canavial
Economic study of the sugar cane production cycle to reform a sugar cane