O Planejamento Estrat gico Resumo
Missão e Princípios
Ao longo das iniciativas de formulação do Planejamento Estratégico da ANA, que teve inicio a partir de 2007, foram concebidas Fe forma participativa, as estratégias centrais que norteiam os seus fundamentos, constituídas pela visão do negócio, missão, visão de futuro e valores.
Os instrumentos do planejamento estratégico
O planejamento da ANA tem sua linhas gerais definida pela portaria n° 105 , 20 de abril de 2010, que consiste num conjunto de orientações, procedimentos e mecanismos que visam a direcionar a atuação integrada da organização para alcançar objetivos e resultados institucionais estratégicos. Os instrumentos de planejamento da ANA são classificados, em função de sua abrangência em:
1. Estratégico: o Mapa Estratégico Corporativo
2. Tático: os resultados esperados e os programas e ações do plano Plurianual – PPA
3. Operacional: o Plano Gerencial interno – PGI
1. Instrumento estratégico: Mapa Estratégico Corporativo
Perspectiva de negócio: Relacionada aos objetivos finalísticos da Agência, correspondendo aos resultados a serem alcançados junto à sociedade, conforme orientações da Política nacional de recursos hídricos.
Perspectiva de governança: Relacionada aos objetivos de fortalecimento da gestão institucional, fundamentada em princípios de uma administração eficiente, eficaz e gerencial.
Esse instrumento define as principais linhas por meio das quais se estruturam os resultados esperados e organiza todas as demais ações ao longo do tempo.
2. Instrumento Tático: Resultados Esperados e Programas e ações do PPA
A partir dos objetivos gerais e específicos do Mapa Estratégico foram definidos 14 Resultados
Esperados.
Cada um desses Resultados deverá ser medido por indicadores, considerados para o horizonte temporal quadrienal, construídos em conjunto com unidades da ANA. A avaliação de desempenho dos resultados deverá ser realizada periodicamente e servir de insumo para ajustes