psicomotor
Idade: cinco anos. Aluno matriculado na educação infantil, de escola pública. Foi utilizada como instrumento para a coleta de dados a Escala de Desenvolvimento Motor EDM (ROSA NETO), 2002. Foram aplicados testes de motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, e organização espacial e temporal. Os métodos utilizados compreendem um conjunto de provas diversificadas e de dificuldades graduadas propostas por Rosa Neto (2002), que permitem avaliar o nível de desenvolvimento motor da criança considerando êxitos e fracassos.
Motricidade fina – fazer um nó.
Motricidade global – saltar uma altura de 20 cm.
Equilíbrio - equilíbrio nas pontas dos pés.
Esquema corporal – imitação dos gestos simples (movimentos das mãos, nessa idade a criança deve atingir entre 17 e 20 acertos ou mais).
Organização espacial – jogo de paciência.
Organização temporal – estrutura temporal de frases.
O teste observou melhor resultado na motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal e organização temporal, sendo todas, consideradas em “normal médio”. A organização espacial foi “normal baixa”. Desta forma, conforme resultado apresentado, o aluno em questão deve participar de tarefas que enfatizem a organização espacial. Como sugestão de atividades, devem-se elaborar práticas que estabeleçam relações físicas entre objetos no espaço e o seu próprio corpo. Dentro, fora, maior e menor. O objetivo dessa atividade é desenvolver noção de forma e dimensão. Desenvolvimento: traçar com giz duas linhas, uma maior outra menor, e um círculo, onde ao comando do coordenador, irá se dirigir ao local indicado. Onde é o lugar? O Objetivo é desenvolver a memória espacial e a capacidade de orientação seguindo diferentes referências. Desenvolvimento: coloque um objeto à direita do aluno, outro à esquerda, outro na frente e outro atrás, peça que o aluno feche os olhos, o coordenador deve desfazer a formação espacial