desenvolvimento psicomotor
O desenvolvimento psicomotor refere-se à interação que existe entre o pensamento consciente ou não, e o movimento desenvolvido pelos músculos, auxiliado pelo sistema nervoso. Este desenvolvimento implica nas transformações que ocorrem por meio da interação dos indivíduos com seu meio e com si próprio, e tem como propósito que o individuo domine o seu corpo até que seja apto a explorar nele todas as suas possibilidades de ações e expressões.
Esse desenvolvimento e domínio quando bem trabalhados possibilita ao individuo agir e se expressar através de seu corpo de forma adequada, a partir da interação de elementos externos, também ocasiona ações e expressões adequadas, a partir da interação de componentes internos, que são os processos neurológicos e orgânicos que utilizamos para agir.
Alguns autores comprovaram que movimento humano por mais pequeno ou simples que seja envolve processos neurológicos específicos, que ocorrem desde a percepção do estímulo até a realização do movimento. São eles os responsáveis pela aprendizagem a ação do individuo.
O movimento do homem, e as sua integrações é determinado e efetivado pelo sistema nervoso, no qual o seu papel é o de selecionar e processar as informações e canalizá-las para as regiões motoras correspondentes do cérebro, para manifestar a ação ou resposta adequada de acordo com a vivência e a experiência de cada indivíduo.
Desenvolvimento Motor
Alguns autores definem o desenvolvimento motor como o conhecimento das potencialidades físicas da criança e sua aplicação no desempenho de várias habilidades motoras.
Este desenvolvimento tem origem durante a vida intra-uterina desde sua concepção, e após o seu nascimento este desenvolvimento continua e se intensifica cada vez mais. Ele é o resultado do amadurecimento dos tecidos nervosos, que aumenta em tamanho e complexidade do sistema nervoso central, provocando o crescimento dos ossos e músculos, essas ações são consideradas