Desenvolvimento Psicomotor
Compreende-se desenvolvimento psicomotor como a interação existente entre o pensamento consciente ou não, e o movimento efetuado pelos músculos, com ajuda do sistema nervoso (Conceição, 1984). Desse modo, cérebro e músculo influenciam-se e educam-se, fazendo com que o individuo evolua, progredindo no plano do pensamento e da motricidade.
O desenvolvimento humano implica transformações que ocorrem através da interação dos indivíduos entre si e entre os indivíduos e o meio em que vivem.
O desenvolvimento psicomotor é um processo continuo e dinâmico e em permanente evolução em degraus sucessivos logo desde o nascimento.
De fato, os bebês vão desenvolvendo progressivamente as suas capacidades motoras, intelectuais e a relação com o que os rodeia. A avaliação do desenvolvimento é efetuada segundo vários parâmetros como a capacidade motora, o desenvolvimento intelectual e comportamento social, a percepção visual e auditiva, a linguagem, mas sempre em função da idade do bebê e comparados com uma média tirada de um grupo de bebês da mesma idade.
Portanto, embora a seqüência d aquisições seja igual para todos, a velocidade com que aparecem não é havendo muitas variações de uma criança para outra, pois todas são diferentes. Um modelo único não deve ser a norma, servindo apenas como indicativo.
Falando de criança, tem que saber que a espécie humana possui o mais prematuro filhote. Ele ta dependente da mãe num grande percentagem maior, que qualquer outro animal, mas também possui um tal autonomia, ele é ativo e tem vontade. Chame-se de competências do recém-nascido, umas capacidades surpreendentes com que o bebê nasce.
Pavlov comprovou, um século atrás, que toda atividade esta baseada em reflexos, alguns corticais alguns não. Os reflexos corticais são a base fundamental para o desenvolvimento das respostas e reações ao médio ambiente.
1 TRIMESTRE DE VIDA
Nos primeiros tempos, o bebê vai descobrindo o mundo que o rodeia, tão