mitos sobre alimentos
Alimentação sempre foi um tema presente nas mesas de almoços familiares, histórias de vó, roda de amigos, promessas de ano novo... E hoje em dia também é muito forte sua presença na mídia, seja numa matéria de jornal, num programa de televisão, em diversas revistas seja ela de beleza ou não, entre outros meios.
Mas até que ponto o que é dito sobre nutrição é verdade? Nem sempre podemos confiar em todas as informações que nos são ditas. Para tanto vamos expor algumas dúvidas consideradas freqüentes.
a cafeína do café ou chá. Todos sabem que o café tira o sono, deixa a pessoa mais ativa, mais acordada. A cafeína é um estimulante suave do cérebro.
O café é uma das bebidas matinais mais conhecidas no mundo, ele possui um sabor exclusivo e pode ter diferentes funções no organismo. Sua composição é rica em cafeína, uma substância que se apresenta como forte estimulante e deixa a pessoa ativa durante o dia todo.
Quando o café é consumido em excesso, pode representar uma ameaça a saúde, desenvolvendo dependência que geram insônia e úlceras. Entretanto, doses moderadas dessa bebida trazem benefícios ao corpo humano devido a grande concentração de nutrientes como a vitamina B, minerais e antioxidantes.
Pesquisas mostram que o café ajuda no combate a depressão e também inibe o desejo de fumar, colaborando assim para minimizar os efeitos do tabagismo. Uma pessoa que toma 3 xícaras de café por dia tem melhor rendimento para aprender, memorizar e também fica mais atenta.