mitos e verdades sobre os alimentos
O grama de gordura contém 9 calorias, e o de açúcar, apenas 4”, afirma Vanderlí. Isso significa que, na luta contra a balança, a gordura é o principal vilão. A questão é que a maioria dos doces contém ingredientes gordurosos, como chantili, e o açúcar acaba levando a culpa. Mas você pode consumir uma pequena quantidade diariamente sem comprometer o equilíbrio da alimentação. O açúcar pode causar diabetes ?No caso do diabetes do tipo 1, menos comum, o sistema imunológico destrói as células produtoras de insulina. Já o tipo 2 surge pela combinação de predisposição genética, sedentarismo e obesidade. “É que o tecido gordo impede que o corpo reconheça a insulina, aumentando os níveis de glicose”, diz Fernanda. O pâncreas, então, produz mais hormônio, o que pode desequilibrar o sistema e provocar o tipo 2.
Se consumido em excesso, que problemas o açúcar pode provocar? Por apresentar alto teor de fermentação, ele estimula o crescimento de bactérias, aumentando a incidência de cáries. O açúcar, até mesmo o das frutas, também está associado à elevação dos triglicérides, gorduras presentes no sangue que podem provocar doenças cardiovasculares. Por isso, deve-se restringir também o consumo de frutas (até cinco por dia). É bom lembrar que, embora sejam saudáveis, naturais e ricas em vitaminas e fibras, elas engordam e não substituem uma refeição.
Por que o sódio é o vilão? O cloreto e o sódio atuam juntos no equilíbrio osmótico que é o controle da quantidade de água dentro das células do nosso organismo. Se há excesso de água, a célula incha e pode estourar (e morrer); se há falta, há a desidratação celular. Quando a pessoa consome muito sal, o sódio vai para a corrente sanguínea. Aí, a célula "cede" água para o sangue, de forma a diluir o sódio contido nele.Isso é o que acontece num primeiro momento para se dar o equilíbrio osmótico. Mas, se o consumo de sal aumentar e for muito constante, o sódio passa a