O PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA
Além do conhecimento técnico em sua área de atuação, o profissional de logística deve ter algumas características adicionais para seu bom desempenho. Já se foi à época na qual o profissional ficava fechado dentro de um armazém, cuidando da captura de dados e lidando com pessoas com pouca formação. A logística passou a representar um setor estratégico para muitas empresas, as quais estão investindo em uma melhor formação dos profissionais em todos os níveis da cadeia de suprimento. Segue qualificações importantes que um profissional necessita ter:
Capacidade de organização, Visão de projeto, Responsabilidade, Raciocínio rápido, Facilidade de coordenação de equipes, Habilidade com números, Habilidade para resolver situações adversas, Paciência, Metodologia, Habilidade para lidar com as pessoas, Agilidade.
Um profissional especializado atuando na área logística de uma empresa planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Ele gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos (Catálogo, 2006).
O foco do profissional de Logística deve ser baseado na definição da