Psicomotor relatorio
a psicomotricidade é a relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção. A psicomotricidade favorece a criança uma relação consigo mesma, com o outro e com o mundo que a cerca, possibilitando-a um melhor conhecimento do seu corpo e de suas possibilidades.
Assim, o movimento não é puro deslocamento no espaço nem uma adição pura e simples de contrações musculares; o movimento tem um significado de relação e de interação afetiva com o mundo exterior.
Dessa forma, é no ensino infantil que precisam descarregar energias e agressividade, interagir, se desenvolver, aprender aliando tudo isso as vivencias corporais que devem ser proporcionadas pelo professor levando a criança a se comunicar com o mundo, se expressando e naturalmente tendo um aprendizado significativo para seu desenvolvimento pleno.
Contudo, esse desenvolvimento natural dos aspectos cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor se dará através de atividades lúdicas, nos jogos e brincadeiras infantis, pois o grande volume de jogos e brincadeiras encontradas nas diversas culturas que envolvem complexas sequências motoras para serem reproduzidas, propiciando conquistas da coordenação e precisão dos movimentos.
Por fim, é na educação infantil onde se podem perceber as práticas culturais predominantes e as possibilidades de exploração naturalmente oferecidas no qual a criança permite-se desenvolver capacidades e construir repertórios próprios. As brincadeiras devem compor o repertório infantil e variar conforme a cultura regional apresentando-se como oportunidades privilegiadas para