Relatório: desenvolvimento físico e psicomotor depois dos dois anos
Desenvolvimento físico e psicomotor depois dos dois anos
Aluna: Ana Flávia Vieira Bacon
*
Durante os anos pré-escolares, as crianças não deixam de aumentar regularmente sua altura e seu peso, embora a velocidade do crescimento seja mais lenta do que nos primeiros anos. Em média, a partir dos três anos, as crianças crescem de 5 a 6 cm por ano e aumentam seu peso de 2 a 3 kg, de forma regular e estável. Após a chegada da puberdade, a velocidade do crescimento aumenta um pouco.
•
Até os setes anos os meninos medem alguns centímetros a mais do que as meninas. A altura e o peso médio se igualam nesse período (aos 7 anos, 120 cm e 2324 kg). A partir dos nove até aos 11 anos, a média das meninas é superior à dos meninos tanto em altura quanto em peso. Aos 13 anos, a altura média das meninas e dos meninos são iguais (152 cm), mas o peso das meninas é superior.
• •
• •
Aos 15 anos, a altura média das meninas é de 160 cm e 53 kg, enquanto os meninos possuem 164 cm e 56 kg. Aos 18 anos, as meninas possuem mudanças a partir dos 15 anos (média: 161 cm e 54 kg), enquanto os meninos continuam crescendo e aumentando o peso (média: 176 cm e 67 kg). É claro que as mudanças corporais que ocorrem na puberdade vão muito além do aumento de peso e da altura. A puberdade significa uma revolução corporal sobretudo no que se refere aos caracteres sexuais, tantos os primários (órgãos sexuais) como os secundários (pêlos, voz, formas corporais, etc.)
*
Embora uma parte importante do crescimento do cérebro ocorra na etapa pré-natal e depois nos dois primeiros anos de vida, ocorre também mudanças no cérebro após os dois primeiros anos de idade, algumas das quais tem importantes repercussões para a psicomotricidade e para outras funções psicológicas, como os processos cognitivos. Depois do dois anos ocorrem importantes avanços, muitos dos mais destacados ocorrem nos anos em que seguem ao começo do ensino fundamental, e em alguns ocorrem mais tarde, dando