Disturbios psicomotores
O que há com ela?
O que acontece com esta criança desajeitada? Andou tarde, caiu quantas vezes... Precipitava-se pelas escadas ao invés de desce-las, ou morria de medo delas como se fosse um grande empreendimento... E vestir-se... O que seria a manga, onde estariam os braços, as pernas da calça?
Por que existem laços nos sapatos? Para atormentar crianças?
E um caderno? Começa-se de que lado? Por que as coisas são assim? Que estranho é este mundo de lados...
O que há com esta criança?
Há pessoas – crianças, jovens e adultos – que apesar de possuírem uma inteligência normal e, às vezes, até superior, têm uma aparência e uma atuação que as diferenciam das outras, preocupando e incomodando aos que com elas convivem.
Seus movimentos são desajeitados, lentos pesados. Quando andam, podem apoiar duramente o calcanhar no solo. Quando crianças, custam a aprender a subir e descer escadas. Nas escolas, evitam participar de jogos, nos quais geralmente são ridicularizadas e afastadas; tê-las como parceiras é perder na certa.
As dificuldades evidenciam-se na escola, onde as exigências são maiores e as consequências também.
Custam a escrever, preensão do lápis inadequada, letra ilegível.
A leitura é adquirida com dificuldade, as palavras escrita erradamente. Há inversões de letras, sílabas, incompreensões de sons. O cálculo também fica prejudicado.
Recortes, desenhos e pinturas com dificuldade total.
Estas são as queixas mais frequentes. Estas crianças apresentam Distúrbios Psicomotores. Refletem na esfera corporal – Plano Tridimensional
DISTÚRBIOS DO ESQUEMA E IMAGEM CORPORAL
Evidenciam-se pela inabilidade ou dificuldade que o indivíduo apresenta, após 5 anos de idade em nomear, discriminar, parear, reconhecer, dar as funções e reproduzir graficamente as principais partes do corpo.
DISTÚRBIO DA DINÂMICA GLOBAL
Considerados após 5 anos de idade, quando o indivíduo já estruturou seu