PSICOLOGIA
Confiança e Desconfiança.
Idade: 0 á 1 ano e meio Nesta fase as crianças terão experiências que a levarão á confiar ou não em sua mãe e por generalização nos outros. Se o bebê é atendido prontamente em suas necessidades desenvolverá sentimentos de confiança. Logo, se o bebê não for pronto e eficientemente atendido em suas necessidades, desenvolverá um sentimento de desconfiança para com sua mãe e com os outros. A falta de contato e calor humano tem efeitos prejudiciais no seu desenvolvimento. As ideias de confiança e desconfiança com o mundo e apreendida pelo bebê através de seu relacionamento com a mãe.
Autonomia e Vergonha
Idade : 1e meio á 3. Nesta idade a maturação física vai liberando a criança de sua mãe e estes progressos dão a criança um sentimento de independência e autonomia. A criança sente necessidade de autodireção ( fazer sozinha ). Os adultos a partir do momento que atendem esta necessidade alimentam seu desejo de autonomia, mas aqueles adultos que impedem a criança de se locomover e explorar o ambiente livremente , criam nelas um sentimento de vergonha. Nota-se que conforme a atuação dos adultos a criança pode ser levada a sentimentos de autonomia ou vergonha.
Iniciativa e Culpa
Idade : 3 aos 6 anos A partir desta fase a criança vai desenvolver sua identidade como menino ou menina. Época em que irá identificar com pessoas do seu próprio sexo e copiar comportamentos. O menino irá procurar a atenção e afeição da mãe e a menina do pai. É importante que as crianças estejam seguras de que se tornarão adultos completos, daí a importância de fazer com que não se sintam culpadas por expressar estes desejos. Nesta idade as crianças tem necessidade de receber esclarecimento sexual a medida que manifeste curiosidade e capacidade de compreensão.
Domínio e Inferioridade.
Idade: 6 aos 12 anos . A principal realização