Psicologia
I - Sensório-motor (0 a 2 anos), II - Pré-operacional (2 a 6 anos), III - Operações Concretas (7 a 11 anos), IV – Operações Formais (12 anos em diante).
I – Sensório Motor: Segundo Rafael Ernesto López (1974), neste estágio a criança percebe o ambiente e age sobre ele. Da sua boa compreensão dependerá a clareza dos aspectos que serão abordados em seguida.
1) Reflexo: sucção
2) Reação Circular Primária: um comportamento da criança casualmente a leva a um resultado interessante, a criança tende a repeti-lo. Está centralizada no próprio corpo.
3) Reações Circulares Secundárias: envolvem objetos externos, a criança começa a manipular objetos. Aprende a capturar objetos perdidos.
4) Coordenação de Esquemas Secundários: consegue achar objetos escondidos, mas não consegue diferenciar se for escondido em outro lugar após ter sido achado.
5) Reações Circulares Terciárias: experiência de novos comportamentos imita ações novas, e não somente aquelas que já estavam em seu repertório.
6) Inicio do Simbolismo: (18 meses a 2 anos) – realização do inicio da linguagem.
II – Pré-Operacional (2 a 6 anos): Ao término do estágio anterior, inicia-se o simbolismo, o qual no pré-operacional ocorrerá o desenvolvimento de sua capacidade simbólica. Distingue o SIGNIFICADOR (imagem, palavra, símbolo), do SIGNIFICADO (o objeto). Acontece a explosão linguística.
Características do pensamento pré-operacional:
1) Egocentrismo - não consegue se colocar no ponto de vista de outrem. Exemplo: três objetos em uma mesa são colocados em diferentes distâncias; a criança de um lado da mesa e o observador do outro lado. É perguntado qual o objeto mais próximo, a criança responde o mesmo para si e para o observador.
2) Centralização e Descentralização – incapacidade de levar em conta os dois fatores
(comprimento e largura), quando passa para a fase de operações concretas já é capaz de descentralizar. Exemplo: mesma