Psicologia
LOGOS = Conhecimento
PSICOLOGIA = Estudo da mente.
Psicologia
Teoria de Freud
- 0 á 6 anos – Crescimento Físico
- 7 á 14 anos – Crescimento Moral
- 15 á 21 anos – Crescimento intelectual
Psicologia: é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão).
Por comportamento humano podemos definir como sendo o resultado da interação de fatores ambientais e genéticos, tem diferença psiquiatria e psicanálise, porém são complementares.
Em seus primórdios na busca de reconhecimento, como ciência pura e psicologia concentrou-se no método científico experimental, isolava-se cada variável usualmente um aspecto do comportamento para estudo. Com a complexidade do comportamento humano, surgiram várias escolas de psicologia.
Cada um enfoca o comportamento humano de maneira diferente quanto a sua origem e as possibilidades de atuar sobre ele.
Na organização, a ação da Ψ estende-se a várias áreas, atuando com Δ’s e/ou grupos com vários objetivos.
Emprega extensamente a metodologia científica, partindo da observação em profundidade dos fenômenos e valendo-se de uma série de instrumentos e técnicas.
Aplicações da psicologia na administração desde o início do século XX, conhecimentos da Ψ no apoio à prática administrativa vêm recebendo crescente utilização, graças ao trabalho de muitos cientistas e profissionais, no plano individual e coletivo.
Psicólogos atuam nas mais variadas áreas e atividades, nas situações em que pessoas interagem e, inclusive, no tratamento de questões que envolvem a relação entre os indivíduos e equipamentos e/ou sistemas.
Para isso, contribuíram os próprios objetivos da psicologia enquanto ciência. Objetivos da psicologia com ciência a Ψ tem como objetivos: descrever, explicar e predizer comportamentos. Para alcança-los, pressupõem as tarefas de:
Estabelecer as leis básicas das atividades psicológicas;
Estudar as vias de sua evolução;
Descobrir os mecanismos que lhe