O Velho e o Mar de Ernest Hemingway
Nome: Rosane
O Velho e Mar de Ernest Hemingway
O Velho e o Mar é um romance de Ernest Hemingway, escrito em Cuba em 1951 e publicado em 1952.
Hemingway nasceu em Oak Pack, Ilinois em 1899. O autor começou sua carreira de escritor como repórter do Kansas City Star e aos dezoitos anos, trabalhou como motorista de ambulância da Cruz vermelha na primeira Guerra Mundial. Em 1921, Hemingway mudou para Paris, onde trabalhou no jornal “Toronto Star”. Em 1926 e 1929, os romances The Sun Rises e A Farewell to Arms fizeram do autor uma voz dominante de seu tempo.
Hemingway publicou artigos e contos durante o período da Guerra Civil Espanhola. Sua obra e a sua vida baseiam-se na caça, na pesca e touradas. Na década de 1930, Hemingway viveu na Flórida e depois em Cuba, onde os seus anos de experiência de pesca forneceram uma base essencial para as descrições vividas do pescador de O velho e o mar. Publicada em 1952, a obra alcançou um enorme sucesso e conquistou, em 1953, o prêmio Pulitzer dede ficção.
A história do romance tem como personagem principal um velho pescador chamado Santiago. Apesar de muito experiente, Santiago se acha em uma maré de azar tendo ficado oitenta e quatro dias sem pescar um peixe. Santiago possui um jovem amigo, chamado Manolin, que o incentiva a pescar. Numa manhã, Santiago consegue um peixe de tamanho descomunal. O peixe oferece muita resistência, e puxa a canoa cada vez mais para o mar alto. Santiago sofre com o sol forte e fere as mãos de tanto lutar dom o peixe. Depois de alguns dias, Santiago consegue, finalmente, matar o peixe e amarrá-lo à sua canoa. Porém, no seu retorno, ele sofre constantes ataques de tubarões. Quando consegue chegar à praia, o peixe já estava sem carne e Santiago estava sem forças. Os outros pescadores que o humilhavam, vendo tamanho peixe, o respeitam e o ajudam, especialmente, o jovem Manolin, que gosta muito do velho.
Santiago é o personagem principal da história. Ele é o velho pescador