rio cidade criativa
ECONOMIA CRIATIVA E AMBIENTES PARA O DESENVOLVIMENTO
Julia Bloomfield Gama Zardo
Ruth Espínola Soriano de Mello
Resumo
A percepção crescente da existência e valorização de iniciativas de promoção de ambientes que concentram fatores de estímulo à inovação produtiva, cooperativa e criativa enseja a discussão deste trabalho. Apresenta-se o contexto atual do Rio de Janeiro e o histórico do conceito da economia criativa, visando assim contribuir com a análise dos processos de desenvolvimento de regiões e comunidades, com foco nas redes, na cooperação, no capital social e na valorização dos aspectos culturais locais. A revalorização da esfera local como foco de ação para implementação de instituições e políticas é a estratégia apresentada para um processo de desenvolvimento e observação de novos ambientes produtivos, de inovação e criativos que tenham real impacto sobre a qualidade de vida e o desenvolvimento cultural, social e econômico de uma região. Palavras-Chave
Palavras-Chave: desenvolvimento, cultura, economia criativa, Rio de Janeiro.
Ano 2 – Edição III janeiro-junho/2013 – www.plurimus.com.br
21/125
Contexto do Rio de Janeiro
O Brasil vem ganhando notoriedade internacional crescente por inúmeras razões, dentre as quais se destaca o fato de ter sido escolhido para sediar uma sequência de megaeventos esportivos mundiais em detrimento de outros países centrais.
Tais adventos, em parte, respondem pela conjuntura econômica extremamente favorável à nação, em que pese o fato de que o país passou praticamente imune à crise dos mercados globais de 2008 devido à solidez de suas instituições financeiras e à continuidade do crescimento do mercado interno, e vem enfrentando a nova crise instaurada na Europa, em 2012, na esperança de responder de modo igualmente satisfatório. De todo, o país conquistou e reforçou uma posição global de destaque entre outros mercados do seu porte.
Adicionalmente, as recentes