Resumo sobre art noveau
Estilo decorativo internacional, englobando prioritariamente as artes aplicadas, substitui a “dureza” de estilo do séc. XIX.
Geralmente expresso na arquitetura, no desenho de interiores, artesanatos,vidro, cerâmica, telas e ilustrações de livros, seu elemento principal são as linhas curvas e ondulantes que sugerem movimento.
Características da Art Noveau:
* Conceito visual: Uso de flores e plantas para dar a idéia de movimento na natureza, em algumas ocasiões se utilizam insetos como mariposas e aranhas para dar mais dinâmica às formas.
* Uso da forma: Estilizadas e ondulantes, jamais línhas retas. Mulheres esguias, com os cabelos em movimento, "como simulando a ação do vento".
*A magia da cor: usam-se de preferência o contraste entre o preto e os tons pastéis. Utiliza-se o amarelo e o azul para acentuar as formas. Começa-se a introduzir a cor com força na arquitetura.
* Beleza funcional: a influência da revolução industrial estimulou as pessoas a ter este tipo de arte em sua casa, daí se derivando sua função decorativa.
Aplicações da art nouveau na arte visual
*Arquitetura: criam construções de grandes formatos, geralmente altas cuja característica mais forte é a ausência de linhas retas; até as janelas tem formas circulares.
*Pintura: Protótipos de mulheres altas e delgadas, geralmente mostradas en situações contemplativas. Estas mesmas ilustrações incorporam crianças em situações cotidianas e posteres de mulheres em cabarés.
*Decoração: as luminárias Tiffany, os vitrais e as inovadoras cortinas com formas ondulantes.
Cronologia:
Surge na Bélgica, nas varandas das casas da cidade, nas pontes e edifícios. Na França, o estilo se viu em elegante Metro da cidade. Em Munique e Viena esta arte se aplicou nas ilustrações de livros e revistas, inspirados em um dos precursores da art nouveau: Gustav Klimt. Nos Estados Unidos surgiu a fama das luminárias Tiffany, criadas em vidro, o mesmo que se utiliza nos vitrais. Na Espanha, país do