Psicologia e adm
1) EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE SENSO COMUM E PENSAMENTO CIENTIFICO
RESPOSTA:
O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o conhecimento que se adquire através de experiências vividas ou simplesmente ouvidas. Envolve costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem, ou seja, baseia-se nos sentidos, crenças, em acreditar no que vê ou sente.
As pessoas utilizam o senso comum a quase todo o momento, espontaneamente: Ex: Para fazer um bolo, usa-se a receita tradicional que se conhece, com todos aqueles ingredientes (farinha, manteiga, ovo, açúcar etc). Isso é senso comum: Utilização de um método criado a partir de uma experiência natural.
O pensamento científico procura a comprovação daquilo que os sentidos mostram através do raciocínio objetivo, determinado na razao do ser e em métodos experimentais,. Ele procura critérios, avalia, busca leis de funcionamento, se renova s e busca sempre se firmar no conhecimento. Logo,para iniciar uma investigação científica é preciso reconhecer a crise de um conhecimento já existente que pode ter sido originado do senso comum e tentar modificá-lo, para que desperte um novo que responda de forma lógica à pergunta existente.
O Senso Comum possui lados positivos e negativos, já que, por um lado reune conhecimentos e sabedoria popular e os transmite de geração em geração fornecendo bases para os dias atuais, sem o qual a sociedade não conseguiriam orientar-se. É um saber muito simples, superficial e informal, que não exige grandes esforços nem bases consistentes que atestem a sua veracidade ou proveniência, ao contrário das ciências, que assentam em conhecimentos formais porque requerem um longo processo de aprendizagem/conhecimento. Contudo, poderá prolongar crenças ou opiniões menos verdadeiras, somente ultrapassadas por pesquisas/estudos científicos. É onde que a relaçao entre o Senso Comum e