psicologia adm
CURSO – ADMINISTRAÇÃO
TURNO - NOITE
DISCIPLINA – PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
PROFESSORA – FÁTIMA CATÃO
ALUNO – PHILLIP SARAIVA TORRES
MATRÍCULA – 10713127
DATA – 04/07/2013
TEXTO 1
1) O que é trabalho?
São laços de cooperação social existentes no processo de produção material. Em outras palavras, o ato de produção e reprodução humana realiza-se pelo trabalho.
2) O trabalho como gênese da condição humana:
O homem foi criado do trabalho, mostra-se como momento fundante de realização do ser social, condição para sua existência . É o ponto de partida para a humanização do ser social.
3) O ser humano como sujeito teleológico:
O trabalho passa a ser utilizado como necessidade (fim), é utilizado simplesmente para satisfação das necessidades,, sem prazer, sem satisfação. O “correr atrás” passa a ser normal a história do trabalho fica em segundo plano.
4) O trabalho na contemporaneidade:
O homem vive para o trabalho, sem ter nele uma atividade prazerosa. A atividade do trabalho passa a ser odiosa, passa a ser uma atividade imposta.
5) Relação ser humano x trabalho:
O homem deixa de ter uma relação de satisfação em trabalhar. Não se percebe mais a identidade do homem com o trabalho, o homem converte-se em ferramenta para outro homem e na um meio de satisfação para os seus fins privados.
TEXTO 2 1) A positividade do trabalho:
O homem desenvolve o sentimento de liberdade, desenvolve a ambição controlada, o trabalho transforma o ser humano e as relações sociais.
2) A negatividade do trabalho:
Ao mesmo tempo em que surgem os aspectos positivos do trabalho, surgem também as negatividades relacionadas, tais como, o pensamento individualista, a naturalização das formas atuais do trabalho, ou seja o homem passa a acreditar no trabalho como simples obrigação e não como necessidade física ou atividade prazerosa. Existem ainda, o desenvolvimento ou distorção da ambição e a perda do