Psicologia para adm
TEORIA PSÍCANALÍTICA
Foi desenvolvida por Sigmund Freud, médico neurologista austríaco nascido em 1856 que se propõe à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente e abrange três áreas: um método de investigação da mente e seu funcionamento; um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano; um método de tratamento psicoterapêutico.
Freud achava que o aparelho psiquico do ser humano era como um sistema de energia psíquica, que são necessárias para atingir determinados objetivos (tanto objetivos quaiquer como objetivos sexuais). Essas energias provém das pulsões e estas se dividem basicamente em duas, a pulsão de vida e a pulsão de morte. A pulsão de vida faria o ser humano se auto preservar enquanto a de morte sugere a destruição. Um exemplo seria o homem se alimentando, o ato de se alimentar provém da pulsão de vida para a manutenção da vida, mas a pulsão de morte aparece no momento em que você tem que triturar e “destruir” a comida para depois engolir.
Essas pulsões e energias psiquicas agem de maneira inconsciente e precisam ser liberadas, e como estamos inseridos a um meio social cheio de regras elas nunca vêem do jeito que elas realmente são e nem são liberadas totalmente, pois se fosse não seriam aceitas na sociedade. Assim o homem é motivado a procurar sempre um meio de liberar essa energia que acaba se acumulando.
Todo esse processo de gerar e liberar energia ocorre no homem porém ele não percebe, então Freud descreveu três níveis de consciencia para explicar esse fato como o consciente (o que possibilita o homem perceber o que se passa em torno dele), o pré-consciente (são fenomenos que não estão conscientes, porém pode vir a ser caso o homem deseje resgatar algo) e o inconsciente (que se refere a fenomenos que não são conscientes ao homem).
Freud diz também que os desejos e pensamentos humanos tem um conteudo que conscientemente no homem causaria muito