Marketing de teste
É todo projeto que visa experimentar de forma controlada em uma determinada região para analisar a eficácia de uma ação de marketing nas vendas e na aceitação de um produto ou serviço, é chamado também de Teste de Mercado. Busca prever as consequências de tais ações sobre os lucros de uma empresa. Também se destaca que os objetivos de se realizar um teste no mercado são entender e prever ações de marketing diversas, sempre com foco na otimização da rentabilidade.
Definição de Achenbaum: "um experimento controlado, realizado numa limitada, mas cuidadosamente selecionada parte de um mercado, cujo objetivo é o de prever as consequências sobre as vendas ou sobre os lucros, tanto em termos absolutos quanto relativos, de uma ou mais ações de marketing propostas".
Visa verificar o nível de participação ideal de um produto no mercado, posicionamento e preço do produto no ponto de venda, e se o produto se tornará em “canibal”. Produto canibal é aquele que por ser mais prático, barato e de boa qualidade tira a porção de vendas dos demais da linha de produtos de uma mesma empresa. No teste de mercado também há o experimento dos efeitos de uma campanha publicitária em determinada região.
O marketing de teste pode ser utilizado para descobrir o melhor canal para distribuir o produto, a influência da concorrência, o posicionamento de preços, os artifícios que sensibilizam o consumidor para a escolha pelo produto etc. Antes de decidir por realizar um teste de mercado, a empresa precisa ponderar seus custos e benefícios. Produtos de baixo custo ou de grande probabilidade de sucesso não precisam ser testados. Também é preciso considerar os investimentos necessários para fazer um lançamento e para fazer um teste: se há necessidade de investimentos altos tanto para lançar o produto no mercado quanto na área teste, isto é, quando o custo para produzir um lote piloto é muito alto, então o teste de mercado é inviável. Por exemplo, ninguém faz um teste de