Psicologia Wallon
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE
Curso de LICENCIATURA PLENA EM Pedagogia
2º SEMESTRE (VESPERTINO)
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
PROF. DINIZ
ANDREZA BELÉM
A Criança Concreta, Completa e Contextualizada: a Psicologia de Henri Wallon¹
Belém
2014
1. Pensar a criança completa, concreta e contextualizada significa abrir mão do caráter universal e a-histórico do desenvolvimento. Wallon construiu sua teoria sobre essa base. Como você poderia justificar a escolha feita por ele?
Para Wallon, o estudo da criança não é apenas um instrumento para a compreensão do psiquismo humano, mas é também uma maneira de contribuir para a educação. Portanto, Wallon em sua teoria propôs um sistema não linear, estudando desta forma, as relações estabelecidas entre a criança e ambiente em que vive, garantindo assim um estudo da criança em sua totalidade, nas suas expressões singulares e na sua comunicação com o outro. Pois deste modo Wallon consegue avaliar e compreender a criança os objetivos que a criança tem e quais objetos ela utiliza para alcançar esses objetivos. 2. Wallon descreve o desenvolvimento infantil como uma construção progressiva, em que se sucedem períodos com predominância alternadamente afetiva e cognitiva. A que correspondem às atividades predominantes em cada etapa?
De acordo com GALVÃO, cada fase tem um colorido próprio, uma unidade solitária, que é dada pelo predomínio de uma atividade. As atividades predominantes correspondem aos recursos que a criança dispõe, no momento, para interagir com o ambiente. (GALVÃO, P.43, 2010) Nessa tendência do predomínio de um aspecto sobre o outro, Wallon dá o nome de “predominância funcional”, isto é, cada fase tem suas peculiaridades delineadas pela predominância de uma atividade. Essas predominâncias estão diretamente ligadas aos recursos que a criança dispõe para interagir com o ambiente. O primeiro estágio é predomínio afetivo, o segundo