Cap 11
Qualidade ergonômica (interação entre produto e usuário) e a qualidade estética, que busca a satisfação e o prazer do consumidor em relação ao produto.
2) Os bens de capital são usados por empresa em algumas atividades produtivas, a qualidade técnica é dominante em seu projeto e sua renovação gera conforme os avanços tecnológicos, fatores como acompanhamento de uso (supervisores), treinamento de funcionários, manutenção e custo de falha são enfatizados. Já os bens de consumo são usados por indivíduos, geralmente no âmbito domestico o uso e a manutenção não é tão regular, não existe treinamento e em muitas vezes o uso é feito de forma errada.
3) O projeto universal procura em fazêlo acessível à população, em dotar o produto ou ambiente com as características que facilitem seu uso, incluindo as minorias. Ela parte do principio que é mais barato desenvolver desde o inicio, do que produzir anteparos especiais, sendo assim o projeto dever permitir mudanças ou substituições. São adotados alguns princípios como: uso equitativo
(dimensões ajustáveis), flexibilidade no uso, uso simples e intuitivo, informação perceptivo, tolerância ao erro, redução do gasto energético e espaço adequado.
4) A usabilidade do produto depende da interação do produto, o usuário, a tarefa e o ambiente.
Segundo Jordan (1998) existe alguns princípios para melhorar a usabilidade do produto, como:
Evidencia, que reduz o tempo de aprendizagem e facilita a memorização do modo de operar evitando assim menos erros. Consistência, operação serem feitas de modo semelhante. Compatibilidade, prevenção e correção dos erros. E realimentação onde os produtos devem dar retorno aos seus usuários sobre os resultados de sua ação.
5) O desenvolvimento participativo é aquele feito com consulta sistemática aos usuários potencias
do