cap 11 revisao
1) Acesso não autorizado, escuta clandestina, sniffing, alteração de mensagem, roubo e fraude, radiação.
- O acesso não autorizado de clientes podem danificar o sistema, geram escutas, alterações de conversas, roubo de informações e alterações nos bancos de dados, sem falar no implemento de malware e diversos programas espiões.
- Malware: programas de software mal intencionados. Vírus: É um programa que é anexado a outros arquivos e ao abrir tais arquivos ele é executado. Pode ser benugno ou maligno, benigno se for para executar algo simples sem prejudicar o sistema, maligno se causar danos como forçar a memória, danificar informações, reformatar o disco rigido ou rodarem programas inapropriadamente. Worms: São programas independentes, não precisam serem anexados a um arquivo para serem executados, eles destroem dados e programas, assim como prejudicam e até interrompem o funcionamento de redes de computador. Cavalo de Troia: É um software que parece benigno, mas depois faz algo diferente do esperado, não é um virús exatamente pois não se replica mas é a porta de entrada para outros vírus e códigos mal-intencionados.
- Hacker: É um indivíduo que invade sistemas de computadores, ele procura fragilidade no sistema para poder invadi-lo, então ele começa a agir, rouba informações e mercadorias, danifica o sistema, altera ou destrói um site ou o sistema de uma corporação.
- São crimes através de computadores que gerem efeitos na vida real.
Computadores alvo: Ameaçar causar danos a um computador protegido e acessar intencionalmente um computador protegido para cometer fraude.
Computadores como instrumento de crime: Roubo de segredos comerciais, usar e-mail para ameaças ou assédio.
- Roubo de identidade é um crime em que um impostor obtém informações pessoais importantes e se faz passar por outra pessoa. Phisshing é a criação de sites falsos ou