UPE
POLI – Escola Politécnica de Pernambuco
Utilização do Gesso Acartonado na Construção Civil
Objetivos
Geral: Indicar diretrizes para a metodologia construtiva de divisórias em gesso acartonado.
Específicos: Estudar e orientar o processo de execução do sistema em gesso acartonado; caracterizar seus componentes; mostrar vantagens e desvantagens.
Justificativa
Com o grande crescimento e avanço tecnológico nas construções civis o mercado exige a implantação de métodos e sistemas construtivos que minimizem custos e detritos e aumentem a qualidade das construções. Segundo esse conceito, acredita-se que a utilização de gesso acartonado para execução de vedações internas tem uma grande importância nesse quadro.
Gesso Acartonado
Gesso acartonado é uma placa produzida industrialmente com rigoroso controle de qualidade, pronta para o uso na obra. Leva o nome de suas matérias primas básicas, ou seja, o gesso e o papel cartão, conferindo respectivamente, nesta ordem, a resistência à compressão e à flexão do produto acabado.
Ideal para qualquer tipo de construção de interiores, seja na execução de paredes inteiramente novas ou apenas como revestimento de paredes tradicionais, as paredes de gesso acartonado podem ser definidas como um sistema constituído por perfis de chapas de aço zincado e placas de gesso acartonado, fixadas por meio de parafusos especiais. A zincagem fornece a proteção necessária contra a corrosão, requerida para os perfis metálicos.
A estrutura metálica das paredes internas é formada por guias (peças horizontais fixadas no chão e teto) e montantes (peças verticais com espaçamento apropriado), que são colocados no interior das guias, formando-se assim, um quadro estável e seguro. Pronta a estrutura metálica, procede-se à instalação de componentes elétricos, hidráulicos, etc., conforme requerido em projeto de instalações. A seguir, efetua-se o fechamento da parede, com a fixação das placas de gesso acartonado que são