OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NAS PSICOLOGIAS DE VYGOTSKY E WALLON
Lev Semenovich Vygotsky nasceu a 17 de novembro de 1896 na Bielo-Rússia e morreu em 1934.
O texto aborda duas teorias psicológicas, fundamentais do materialismo histórico-dialetico de Kals Marx, e que têm dado significativas contribuições á educação.
Vigotsky, investigando o psiquismo humano, define a aprendizagem como um processo de apropriação de conhecimentos, habilidades, signos e valores, que engloba o intercâmbio ativo do sujeito com o mundo cultural onde se está Inserido.
Ao longo do desenvolvimento existem, segundo Vigotsky dois aspectos qualitativamente diferentes, que são: a função elementar que é a atenção não voluntaria, memória imediata em que a criança utiliza sua percepção natural. O outro aspecto são memórias voluntárias, onde a atenção consciente a sua percepção imediata é desenvolvida. As primeiras possuem a sua biologia e se referem a um momento mais inicial do desenvolvimento da criança.
A primeira forma de interação que a criança efetiva é marcada pelo uso de instrumentos dos quais o meio dispõe que são os objetos e utensílios materiais, utilizados para manipular e modificar a realidade externa. Para que a criança se aproprie do conhecimento e avance no seu desenvolvimento, é necessário que ela utilize símbolos culturais, que mediam sua relação com o meio. A linguagem é um tipo de signo que é aplicado ao nosso cotidiano, e as crianças em desenvolvimento se apropriam deles para formar conceitos de aprendizagem. A linguagem, por sua vez, não é apenas a expressão do pensamento, mas é a criação de imagens e sentidos internos.
O conceito de aprendizagem em Vigotsky vem do vocábulo russo ouchenie que se refere ao ensino-aprendizagem, e esse conceito se divide em dois tipos de aprendizagens: Espontânea e cientifica. A primeira (espontânea) é o conhecimento adquirido pela criança em seu cotidiano. Como os papeis de cada membro da família, pai, mãe e irmãos, e o uso de