Psicologia trabalho
Professora: Socorro Sales
Disciplina: Mediação e Arbitragem
Curso: Direito
Turma: 4ª A Turno: Manhã
Aluna: Letícia Monte Lima
Caso sobre resolução de conflitos
Teresina, 27 de outubro de 2013.
Paulo e Júlia estão se separando, não possuem filhos, mas estão em dilema, a cerca da divisão dos bens, pois ele não abre mão do escritório de advocacia que foi da sua família e no qual dedicou a sua vida inteira trabalhando, só que Júlia para se vingar de a ter abandonado e trocado por outra, quer ser dona de metade do consultório, pois está se sentindo desprezada e traída, o motivo da separação é que ele vai ter um filho com a outra mulher, como a mesma não pode ter filhos, está se sentindo inferior e quer uma compensação para todo o seu sofrimento. Neste caso têm se um conflito no qual as partes acham que suas necessidades não estando sendo satisfeitas simultaneamente, têm-se uma percepção negativa onde as partes discutem o conflito sem chegar a um acordo por acharem que seus interesses podem não ser compatíveis mutuamente e também por acreditarem que seu lado do conflito é o certo, prejudicando o relacionamento existente, sendo os dois adversários ao invés de cooperadores, não estão conseguindo se entender e resolver o problema do divórcio e da divisão dos bens.
O conflito tem relação interpessoal, o qual tem razão objetiva no qual os dois estão discutindo seus interesses, se concretiza, por meio dos interesses materiais das pessoas envolvidas. O conflito é identificado pelos interesses dos mesmos e pelos seus desejos e vontades e pelas suas necessidades pessoais.
O estilo de comportamento que predomina nesse caso é o da confrontação, que são ideias e sentimentos discutidos abertamente, nesse tipo de comportamento trabalha-se com as discordâncias para ser alcançado uma solução válida para o caso. O melhor modo de resolver esse conflito seria pelo estilo de comportamento de