Cinética química
Estudo cinético de uma reação Ordem de reação e constante de velocidade
Aluno: Arthur Siqueira Damasceno
Matrícula: 112150855
Disciplina: Laboratório de engenharia química I Turma: 01
Professor: Eudésio de Oliveira
Campina Grande,17 de Novembro de 2014.
1-INTRODUÇÃO
A cinética química é o estudo das velocidades das reações químicas. Nela é introduzida a variável tempo nas transformações físico-químicas, ou seja, na cinética se estabelece o tempo necessário para que as transformações ocorram. Este estudo está baseado em processos químicos experimentais, que são modelados matematicamente por equações diferenciais, tais equações que retratam determinado fenômeno e se propõe a resolvê-lo. Obtendo assim a função que representa, explicitamente, a variação da concentração do reagente com o passar do tempo.
A velocidade das reações químicas depende de uma série de fatores, como por exemplo, a concentração das substâncias reagentes, a temperatura, a luz, a presença de catalisadores e a superfície de contato. Além desses fatores supracitados é de suma importância haver afinidade química entre as substancias e colisões efetivas entre as moléculas dos reagentes que levem a quebra de suas ligações e a consequente formação de novas ligações.
No âmbito da engenharia química, o conhecimento da cinética dos processos é de grande importância para o desenvolvimento de teorias de combustão, explosões, transferência de massa e energia e no cálculo de reatores.
2-OBJETIVO
Determinar a ordem da reação e a constante de velocidade da oxidação do íon iodeto( I-) pelo íon persulfato(S2O8) -.
3-REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1-Velocidade de uma reação
Seja a reação: Para uma reação dita elementar, sua velocidade depende do número de colisões das moléculas do reagente A com as moléculas do reagente B. Portanto sua velocidade será proporcional à concentração do