Psicologia sócio-histórica | vygotsky
Psicologia Sócio-Histórica 4º PSAN - 2010
Síntese – Psicologia Sócio Histórica
Mariangela Dias
A Psicologia Sócio Histórica de Vygotsky estuda o ser humano em seu contexto social e histórico, sem deixar de lado a importância do biológico, sempre observando o homem como um processo em constante mutação, influenciado pela sociedade em que vive e pela história que o antecedeu. Os estudos de Vygotsky apontam também para uma visão de homem em movimento, nunca como um sujeito linear, mas sempre como um ser em mudança ao longo de sua vida. Alguns autores salientam grande importância ao fator biológico, porém, compreendendo que o ser humano não se constrói apenas com a genética, sem o fator ambiental o individuo não se constrói. Estudiosos afirmam que a subjetividade é simultaneamente social e individual, permitindo assim enxergar o homem de maneira distinta e contraditória em sua relação com o meio.
Há também estudos sobre pensamento e linguagem, como são desenvolvidos e a importância de ambos para a mediação entre sujeito e sociedade. Pode-se explicar o desenvolvimento do pensamento em duas instâncias: filogênese e ontogênese. A filogênese compreende a evolução genética do homem, e a ontogênese, sua evolução cultural/social. É interessante salientar que a fala não acontece junto com o pensamento, porém, podem se encontrar e “percorrer” juntas, e depois se separam novamente. Todo esse processo é mediado pelos signos, ou símbolos, que agregamos aos objetos e fatos a fim de permitir a comunicação e entendimento entre os sujeitos, logo, todo tipo de interação é mediada.
Por fim, é importante salientar que vários autores debatem tais temas, podendo haver divergências e semelhanças em suas abordagens. A Psicologia Sócio-Histórica tem como principal autor Vigotsky, que como crítica a psicologia de sua época propôs uma visão crítica sobre as abordagens da época e o modo de ciência que vinha sendo feito, “fundando” assim uma