Lev Semyonovitch Vygotsky
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
Lev Semyonovitch Vygotsky – 05/11/1896 – 11/06/1934
SANTOS
2014
Lev Semyonovitch Vygotsky – 05/11/1896 – 11/06/1934
Trabalho de Curso apresentado à Faculdade de Educação e Ciências Humanas UNIMES, como parte dos requisitos para a disciplina de Psicologia da Educação, sob a orientação da Profª. Elizete
SANTOS 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
Corrente Ideológica Sócio-Histórica 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Este trabalho relata de uma maneira breve, a vida e obra de Lev S. Vygotsky um dos mais importantes psicólogo do século xx , a influencia do seu passamentos e a repercussão da sua obra vem provocando a psicologia e a educação, não só no Brasil, mas em outros países.
Vygotsky vem resgata a importância da escola e do papel do professor como agente indispensável do processo de ensino-aprendizagem, nesse sentido que a teoria educacional de Vygotsky é uma teoria da transmissão cultural, tanto quanto do desenvolvimento. Assim, a escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo ensino-aprendizagem.
1 HISTÓRIA PESSOAL E HISTÓRIA INTELECTUAL
Lev vygotsky nasceu no final do século XIX no ano de 1896 em Bielarus, país da extinta União Soviética. Morreu em 1934 prematuramente, enfermo por tuberculose aos 37 anos.
Membro de uma família de situação bastante confortável e uma das mais cultas da cidade, iniciou seus estudos não matriculado em uma escola, mas recebeu a base do estudo por meio de tutores particulares.
Formou-se em direito e trabalhou como professor e pesquisador nas áreas da psicologia, filosofia, literatura, deficiência física e mental. Formou