Novo a Documento do Microsoft Word
VYGOTSKI: APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO. UM PROCESSO SÓCIO-HISTÓRICO.
APRESENTAÇÃO
O relatório de leitura apresenta o registro dos principais conceitos da teoria de Lev Semyonovitch Vygotsky e sua abordagem sócio-interacionista do desenvolvimento e aprendizagem.
A elaboração deste relatório foi possível, a partir das leituras dos livros: Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento. Um Processo Sócio-Histórico, de Marta Kohl de Oliveira e A Formação Social da Mente, de Lev Semyonovitch Vygotsky.
INTRODUÇÃO
Lev Semyonovitch Vygotsky, iniciou sua carreira como psicólogo após a Revolução Russa de 1917. As condições da sociedade e da psicologia na Rússia pós-revolucionária eram fonte dos problemas imediatos com os quais Vygostky se defrontava e fonte de inspiração para que ele desenvolvesse uma teoria marxista do funcionamento intelectual humano.
As condições da psicologia européia forneceram o cenário inicial para as suas teorias. Até a segunda metade do século XIX, o estudo da natureza humana era um atributo da filosofia. Os seguidores de Jonh Locke enfatizavam a origem das idéias a partir de sensações produzidas por estimulação ambiental, mas o maior problema da análise psicológica para estes, era descrever as leis de associação pelas quais sensações simples combinavam-se para produzir idéias complexas. Os seguidores de Immanuel Kant afirmavam que idéias de espaço e tempo e conceitos de quantidade, qualidade e relação originavam-se na mente humana e não poderiam ser decompostas em elementos mais simples. Ambos os grupos mantinham-se irredutíveis em suas posições e desenvolviam-se tendo como pressuposto, a partir dos trabalhos de René Descartes, que o estudo científico do homem deveria restringir-se ao seu corpo físico, cabendo à filosofia o estudo de sua alma.
Apesar do conflito entre essas abordagens, os termos dessa discussão, foram mudados irrevogavelmente após a publicação quase simultânea de três livros: A Origem das Espécies, de