Novo A Documento Do Microsoft Word
Entende-se por pirataria a reprodução, venda e distribuição de produtos sem a devida autorização e o pagamento dos direitos autorais. É uma prática muito utilizada atualmente e que provoca grandes prejuízos à economia do país. Nas últimas décadas, a pirataria se tornou um fenômeno global, que atrai organizações criminosas internacionais, responsáveis também pelo tráfico de drogas, armas, pessoas, sonegação de impostos, lavagem de dinheiro e corrupção de agentes públicos. A parte visível é o comércio, que pode até parecer inocente, mas que esconde esta série de crimes correlatos.
Do ponto de vista jurídico, a pirataria é crime e prevê pena de reclusão de até quatro anos. As máfias estrangeiras por sua vez, há tempos se implantaram no país, com o objetivo de distribuir mais facilmente os produtos pirateados, aproveitando para diversificá-los, algo que traz retorno cada vez mais previsível de lucro. Entram nessa classificação sapatos, roupas, óculos, brinquedos, perfumes, relógios, livros, peças automobilísticas, instrumentos cirúrgicos, além dos clássicos produtos pirateados, como cigarros, bebidas, CDs e DVDs.
Como possuem procedência duvidosa, tais mercadorias podem ser produzidas de maneira a apresentar riscos à saúde. Há inúmeros exemplos de mercadorias nas quais foram encontradas substâncias cancerígenas em sua composição. Há outros produtos por sua vez, que ainda não oferecem qualquer resistência por parte do consumidor, como as peças de carro por exemplo, ou então objetos que já estão estragados antes mesmo de serem comprados.
Pirataria Marítima
Um pirata é um marginal que, de forma autônoma ou organizado em grupos, cruza os mares só com o fito de promover saques e pilhagem a navios e a cidades para obter riquezas e poder. O estereótipo mais conhecido do pirata se refere aos piratas do Caribe e cuja época áurea, conhecida como Época dourada da pirataria, ocorreu principalmente entre os séculos XVI e