A Partir Da D Cada De 80
É uma análise crítica do ambiente educacional como espaço de organização intermediado pela gestão escolar. Considera que a equipe escolar, diante das políticas públicas e do idealizado no projeto político pedagógico, deveria desenvolver ações para a construção da escola cidadã.
A preocupação em clarificar o projeto educativo comum leva uma comunidade pedagógica a indagnar-se sobre sua identidade, levando-a a definir os valores que vão inspirar, orientar e impregnar a ação dentro de uma concepção compartilhada.
Esse projeto insere-se numa proposta de reflexão sobre a identidade da escola. As escolas, se acredita, sejam conhecedoras de perto da sua comunidade. Por isso, os projetos da escola podem dar respostas concretas a seus próprios problemas reais e aos da comunidade
Um instrumento importante da gestão democrática, na perspectiva da Escola Cidadã, é a instituição dos Conselhos de Escola, na década de 1970, com o objetivo de democratizar as relações de poder no interior das escolas; esse colegiado é composto por todos os segmentos da comunidade escolar: pais, alunos, professores, direção e demais funcionários.
Na esperança de entender as contradições provocadas pelo próprio contexto de mudanças que circunstancia a educação, os professores devem ser reflexivos, críticos, autônomos e aptos a desenvolver capacidades e competências para defender um determinado ponto de vista dentro de uma práxis de ação, reflexão e ação.