Metodologia contabil pl liquida
Existem circunstâncias especiais que exigem que um perito ou consultor tenha que fazer a avaliação de uma empresa para tentar chegar no seu valor justo.
Entre essas circunstâncias pode-se destacar as seguintes:
compra ou venda partilha entre herdeiros determinação do valor das participações sociais fusão de duas ou mais empresas divisão de uma sociedade em duas ou mais empresas privatização dissolução societária
Algumas metodologias podem ser utilizadas para se chegar no valor justo da empresa, que passaram a serem estudadas a seguir:
1. METODOLOGIA DO VALOR CONTÁBIL
A avaliação do valor de uma empresa quase sempre começa pelos seus demonstrativos financeiros. Para essa metodologia o valor da empresa é o valor do Patrimônio Líquido refletido em seu Balanço Patrimonial.
Como a contabilidade utiliza valores de custos para fazer a sua mensuração, e essa metodologia é baseada totalmente na informação contábil, é muito criticada pois apresenta deficiências por desconsiderar situações de mercado para a realização dos ativos e amortização das dívidas.
Outra falha apontada é que não refletem os investimentos futuros que serão feitos pela empresa no seu capital de giro, ou em outros ativos para melhorar o seu desempenho.
Como essa metodologia assume que o Patrimônio Líquido representa o valor contábil da empresa, deve-se monitorar continuamente a capacidade de financiamento próprio da empresa por meio de índices de desempenho, à saber:
Rentabilidade do Patrimônio Líquido
Mensura a eficiência global da empresa em gerar lucros com os investimentos realizados pelos proprietários
RPL = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido
Supondo que esse valor fosse igual à 0,34 ou 34%, pode-se dizer que para cada $1 investido pelos proprietários, a empresa gerou um retorno líquido de $ 0,34, ou que o seu retorno líquido representa 34% do total de investimentos feitos pelos proprietários.
Rotatividade das Vendas
Mostra a contribuição do