historia
Guerras da Independência.
Muitos militares portugueses não aceitaram a independência do Brasil. Houve rebeliões em Belém do Pará, esmagada por John Grenfell; no Maranhão, subjugada pelo lorde Cochrane; no Piauí e, principalmente, na Bahia, onde as lutas duraram até 1823. Até hoje, na Bahia, a independência do Brasil é comemorada em dois de julho. Essa é a data da derrota final dos portugueses na Bahia.
Blibiografia.
http://www.educacional.com.br/enciclopedia/res_verbete.asp?id=88404 http://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_do_Brasil http://www.brasilescola.com/historiab/independencia-brasil.htm http://guiadicas.net/guerras-da-independencia-do-brasil/ Conclusão.
A independência do Brasil é uma história bem importante para nós pois ela marca um fato do fim do domínio português e da conquista autônima política. O príncipe-regente recebeu dois decretos das Cortes portuguesas. Um deles suprimia vários tribunais, fazendo voltar o Reino do Brasil praticamente à antiga condição de colônia (isso ocorreu em 1821). No dia 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro declarou que permaneceria no Brasil. Essa data ficou conhecida como o Dia do Fico Após o Dia do Fico, D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino.
metrópole. Reagiu imediatamente e, na tarde do dia 7 de setembro de 1822, à margem do riacho Ipiranga, bradou: "Independência ou morte". No dia 12 de outubro, foram aclamados Imperador e Defensor Perpétuo do Brasil.
Guerras da Independência.
Muitos militares portugueses não aceitaram a independência do Brasil. Houve rebeliões em Belém do Pará, esmagada por John Grenfell; no Maranhão, subjugada pelo lorde Cochrane; no Piauí e,