Psicologia Social
1) Qual a importância do estudo dos processos grupais?
R: A importância dos processos grupais é que ele é um instrumento valioso e até mesmo imprescindível, seja em termos de eficácia para objetivos ou realizar tarefa (rendimento), seja para detectar lideranças, resolver conflitos e tensões.
2) De que forma, podem-se trabalhar os processos grupais?
R: Pode-se trabalhar de varias formas pedagógicas, institucionais, comunitários, de lazer, psicoterapêuticos, ou de outra natureza, impõem-se a necessidade de ampliar o saber sobre essa área considerada privilegiada no campo da Psicologia Social.
3) Qual o papel de um coordenador/facilitador de grupos?
R: O papel do coordenador de grupo é favorecer o processo grupal, mostrar a simpatia pelas palavras e expressões do rosto, utilizar os prenomes, ajudar o grupo a encontrar um problema comum, impedir a dispensam, ele tem que ter em mente um plano estrutural de crescimento do grupo, adotar uma atitude sempre flexível e tolerante.... etc.
4) Explique cada um dos três tipos de liderança estudados?
O s três tipos de liderança estudos foram:
Autoritária: Há duas formas, a saber, uma agressiva, irritada, e autocentrada e a outra submissa, altamente dependente, que apresentava comportamentos socialmente apáticos.
Democrático; Predomina o sentido do “nós”. Conclui que no clima democrático se obtém um rendimento mais lento, porem mais consistente duradouro, inclusive na ausência do líder.
Laissez-faire: Além de apresentar um circulo vicioso de frustração-agressão-frustração provoca insatisfação e pela confusão e incerteza criada pela atitude passiva do líder.
5) Qual o objetivo do uso da técnica sociométrica de Moreno, em sala de aula?
A técnica sociométricas de Moreno tem como objetivo detectar as relações das crianças em sala de aula em termo de rejeições, amizades e lideranças.
6) Quais atributos necessários ao coordenador de grupo?