Psicologia - segurança do trabalho
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA SEGURANÇA NO TRABALHO
AVALIAÇÃO – ESTUDO DE CASO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA
PROFESSOR: JOSÉ OSMAR FREITAS
EQUIPE:
José Menezes de Araujo Júnior (Matrícula: 05002304)
Roberta Katarine Lemos (Matrícula: 05002323)
Sara Ferreira da Silva (Matrícula: 05002307)
Recife-PE
2012
ESTUDO DE CASO
A partir dos conteúdos apresentados na disciplina, identifique e comente as falhas de atitude e comunicação contidas na história abaixo.
Um engenheiro civil, bem-remunerado e altamente qualificado, acaba despedido sumariamente da organização para a qual trabalhava há mais de quinze anos. Nenhuma justificativa recebeu, bem como teve acesso negado à empresa quando pretendeu discutir, com os dirigentes, a causa de seu desligamento.
Abalado emocionalmente, experimentando profundo aborrecimento com a atitude da empresa, ingressa com ação trabalhista, discutindo parcelas e direitos que antes não lhe importavam, pelo alto cargo que ocupava.
Quando da realização da primeira audiência, por meio do advogado da organização descobriu o real motivo de seu desligamento: durante meses a empresa vinha sendo importunada com telefonemas insistentes da esposa do engenheiro, criticando as condições de trabalho, denunciando colegas do seu marido e reinvindicando um aumento salarial, já que ele não estava sendo tratado, segundo a percepção dela, com a importância devida por sua competência e intensa dedicação à organização.
Tais telefonemas eram totalmente desconhecidos pelo empregado.
A Psicologia relacionada à segurança do trabalho não é ligada apenas a questão mental e emocional, mas também se relaciona com a integridade física do ser humano no ambiente de trabalho, ou seja, abrange situações como doenças ocupacionais, relações interpessoais, ligadas diretamente a comunicação entre partes, ambientes impróprios para o convívio e