psicologia organizacional
A sociedade vem mudando, o homem muda junto com seus sonhos e ambições e a psiclogiado trabalho sempre esteve atenta a essas mudanças.
No primeiro momemento era somente o psicotécnico, depois psicologia industria, mas dscobriram que nao poderia ser só industrial mas sim de organizações, passou a ser conhecida como organizacional.
A psicologia entrou no trabalho como uma forma de avaliação, testes de ineligência e apetidão ( testes psicologicos).
O importante não era as condições fisicas de trabalho, mas sim as condições humanas, principalmente relacionamento empresa e funcionário.
O psicolo não queria entender só o individuo, mas sim todo o grupo que ele convive o seu dia dia, começaram a pensar mais na saúde do trabalhador, pois surgiram muitas doenças mentais além dos riscos fisicos ja existentes. O psicologo é um elemento de apoio para que as pessoas seperem a demanda da rotina de trabalho, ajudar a pessoa não se desestruturar, pois a doença ocupacional é uma doença invisivel.
A gestão de conflitos do passado pensavam em acabar com os conflitos nas empresas, nos ultimos anos passaram a compreender que conflitos existem e sempre vã existir, atualmente, os conflitos são até estimulados, pois veem pelo lado bom que nem todos tem a mesma opinião e que pode aparecer novas idéias referente ao um mesmo assunto
O psicologo é um mediador embora seja um funcionário da organização, seu compromisso é com ser humano, pois possui um olhar treinado para detectar alguns aspectos, e consegue fazer com que o individuose motive.