Psicologia organizacional
- Definição
Psicologia ciência que estuda o comportamento e processos mentais do individuo
Organização são entidades sociais, onde um conjunto de profissionais trabalha para chegar a um objetivo comum.
A psicologia organizacional estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, mais especificamente atua sobre os problemas ligados a gestão de RH (Gestão de Pessoas).
A psicologia está ligada a empresas atualmente seja no bem estar dos colaboradores até mesmo nas emoções geradas no ambiente de trabalho.
-Quando surgiu?
Surgiu no final do século XIX pela procura de racionalização do trabalho no processo de fabricação no setor industrial. O marco é trabalho de Frederico Wisnslow Taylor (1980), pioneiro na administração cientifica.
Salvador 2013
O PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL
O psicólogo organizacional deve buscar alcançar níveis de excelência de qualidade por toda a organização.
Abaixo, algumas atividades do psicólogo organizacional e profissionais que atuam na área. * Analisar cargos e salários * Realizar seleção e recrutamento * Aplicação de teste psicológico * Realização de pesquisas sobre os sentimentos e emoções dos funcionários * Resolver conflitos entre funcionários * Organizar o treinamento de habilidades profissionais * Avaliar a eficácia de uma prática específica * Podem atuar na área (psicólogos, gestor de recursos humanos).
O campo de ação da psicologia organizacional abrange três áreas de preocupação. O trabalho, a organização e a gestão de pessoas;
O trabalho – Este é o foco principal de preocupação da psicologia organizacional, o trabalho como meio para a realização das pessoas e como meio para a produção.
O trabalho é algo que você não realiza isoladamente, por isso as pessoas trabalham dentro de