Resenha do livro quem precisa de teologia ?
I A Obra : Quem Precisa de Teologia ?
II Credenciais dos Autores:
Stanley J. Grenz tem se destacado como um grande escritor no meio evangélico, entre suas obras destaca-se: 20th-Century Theology: God and World in the Transitional Age, escrito em parceria com Roger E.Olson, Professor no Bethel Collge,Minnesota.
Grenz também vem se destacando como professor de teologia e ética no Carey Theological College e Regent College, Colúmbia Britânica, Canadá.
Grenz pode ser descrito como um evangélico ecumênico cujas obras têm contribuindo para comunidade reformada.
III Editora: Vida do Grupo Zondervan Harper Collins
Editora Filiada a Associação Brasileira de Editores Cristãos
1° Edição Outubro de 2002
O livro é divido em Capitulo e em blocos de assunto com 9 Capítulos: 159 pag.
IV Conclusão: Apresentando a Obra
A pesquisa qualitativa que o autor propõe para o conhecimento da subjetividade enfatiza o caráter teórico sobre a Teologia, assim como o uso e nas suas formas. Neste sentido a pesquisa orientada é para a compreensão dos aspetos subjetivos deste processo prioriza os seguintes aspectos: Avalia os pensamentos de pessoas que possui uma concepção errônea, que faz do Teólogo uma criatura temível, preocupada apenas em elaborar pensamentos profundos e perturbadores. O autor conduz de uma forma clara os cincos níveis de teologia, a formal, a leiga, a ministerial, a profissional e acadêmica.
A capacidade descrita nesta obra, afirma que todo ser humano é teólogo e que todo o Cristão é ou deveria ser teólogo, e que nos aproxime cada vez mais da comunhão e da revelação de Deus.
V RESUMO DOS CAPÍTULOS
CAPÍTULO 1 – Todo cristão é teólogo.
Nesse capítulo o autor apresenta, com detalhes, o termo teologia e suas ramificações.
Teologia da cosmovisão, ela se refere ao quadro de idéias e crenças pelas quais um indivíduo interpreta o mundo e interage com ele. A teologia de cosmovisão é comum a todas as pessoas que pensam,