Afetividade
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA
Coordenadora pedagógica: Maria Lima Sá / Erivalda Brabo Demes
PROJETO AFETIVIDADE
“DESAFIOS DO COMPORTAMENTO”
CURRALINHO
16/05 a 31/05/2011
JUSTIFICATIVA
A agressividade faz parte da vida das crianças. Elas batem umas nas outras, fazem birra, tiram o brinquedo dos colegas, puxam o cabelo entre outras ações que fazem parte do universo infantil, esse comportamento é constante nos anos pré-escolares.
A agressividade física manifestada em crianças de 03,04 e 05 anos é conhecida como AGRESSÃO INSTRUMENTAL, onde o objetivo é apenas alcançar uma recompensa e não o sofrimento da outra criança.
Todos os seres humanos e também os animais têm um impulso agressivo. Trata-se de um comportamento emocional, algo natural.
Quando falamos que uma criança é agressiva muitas vezes estamos errados. Geralmente, esses atos querem nos mostrar que alguma coisa esta errada na sua vida, devido não saber lidar com sentimentos como mágoa e insegurança a criança se expressa através de atos agressivos.
Com a disseminação de programas infantis que divulgam a agressividade e visam a violência como um meio eficiente de resolver problemas, as crianças formam opiniões divergentes o que as levam a eventuais conflitos.
Este projeto surgiu da necessidade de estimular nos alunos aspectos sobre valores, respeito, amizade, caráter e sentimentos mutuo com o outro para que tenham uma boa interação com as pessoas e com o mundo. Fala- se muito que uma das funções da escola é contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes, trata- se de uma tarefa complexa, que exige da escola um envolvimento que ultrapassa temas, conteúdos e só toma corpo quando ultrapassa as paredes da escola e chega aos lares dos alunos.
Comunidade e escola devem caminhar sempre juntas, em parceria, e com o projeto “AFETIVIDADE: desafios do comportamento“ visamos estabelecer a relação família, escola e demais segmentos