Psicologia Organizacional
O trabalho apresentado tem como objetivo a análise do case “Restaurante Fellini” em empreendimento familiar de negócio.
Foi observado que a gestão do Restaurante Fellini tem como primícia a satisfação dos clientes e colaboradores da empresa.
O embasamento teórico da discussão teve como fontes a biblioteca virtual, livro Psicologia organizacional e Gestão de Pessoas editora PEARSON, (2006 p. 11, 95, 97, 98 e 99).
2 DESENVOLVIMENTO
Dentro do item sobre Psicologia Organizacional foi observado que o fator estressor foi falta de estudo de um local adequado para abertura inicial do negócio onde houve impacto nas vendas como disse o fundador do negócio Nelson Laskowsky “vi que precisava ter humildade e reaprender” p. 6 do case analisado. E assim o fez estudou, aumentou o nível de prática para especialização, e resolveu dar a partida em outro local o seu negócio.
É primordial para a gestão do Restaurante Fellini a visão igualitária do negócio, onde através da gestão participativa e de manutenção incentiva seus colaboradores através de sistema de recompensas ou ganho-ganha para manter a perpetuidade do empreendimento. E a gestão participativa deste negócio anda na contramão da maioria das empresas afora, ela aceita a indicação de parentes e amigos próximos para trabalhar, o que diminui consideravelmente a contratação errada que impacta diretamente no resultado futuro do negócio.
Outro aspecto importante é o Clima Organizacional que é traduzido pela satisfação dos colaboradores, onde na página 6 do case do Restaurante Fellini é mencionado que existem reuniões quinzenais de discussão sobre tudo o que acontece na empresa, aonde estes podem desde sugerir ideias até mesmo opinar sobre demissões de colaboradores que cometeram faltas graves. Foi observado que a cultura presente neste empreendimento é Cultura Existencial, uma cultura forte de valores e transparência evidente, o que atinge um nível de interesse e