Psicologia no ensino
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio
Cursos de Licenciatura - UFRRJ / CEDERJ
Fundamentos da Educação II para as Licenciaturas - UFRRJ
AD 2 (2012-2)
Coordenadora: Profª. Sílvia Maria Melo Gonçalves
1ª QUESTÃO: (5,0)
Discuta, em uma lauda, a importância dos processos motivacionais no ensino e na aprendizagem.
Resposta: A motivação é essencial para que a aprendizagem seja significativa. Existem alunos que na maioria das vezes se mostram interessados e participativos nas aulas, outros, no entanto, não tem essa motivação naturalmente em si e necessitam de maiores estímulos e o professor precisa descobrir estratégias e recursos que possibilitem ao aluno estímulo para fazer com que ele possa aprender.
Cabe ao professor também incentivar o aluno mostrando-o seus avanços e novas conquistas, pois o sentimento de realização que gera nele é a própria motivação.
Geralmente a falta de motivação por parte dos alunos está ligada a vários fatores como: distrações ou outros temas que prendam sua atenção, fatores emocionais, econômicos, familiares e etc. Opostamente um aluno motivado tem em si a convicção no processo de aprendizagem trazem resultados positivos, dão valor ao conteúdo aprendido e sabem que pode ser útil para outras áreas da vida e etc. Para ter bons resultados escolares, os alunos necessitam de colocar tanta voluntariedade como habilidade, o que conduz à necessidade de integrar tanto os aspectos cognitivos como os motivacionais.
No processo de ensino o professor deve mostrar ao aluno caminhos que o possibilitem ter um objetivo que o motive durante a realização das atividades. O educador tem uma responsabilidade em relação à incentivação do aluno, se o próprio professor estiver desmotivado a classe logo percebe e pode ocorrer um desestímulo quase que generalizado, logo o professor durante o processo de ensino também deve encontrar