Psicologia - Plano de ensino
A Psicologia estuda o comportamento do homem, a partir das etapas evolutivas do desenvolvimento humano. O desenvolvimento psicológico, personalidade adaptativa e defensiva, através de teorias mais atuais sobre Desenvolvimento Humano e Saúde mental. Análise do homem como unidade psicossomática. Compreende o homem em sua totalidade: no seu diálogo mente-corpo, na sua condição biopsicossocial e nas suas relações com as instituições de saúde. Estudo crítico e dinâmico das relações interpessoais entre enfermeiro e equipe de saúde, com o cliente, paciente, família, comunidade e instituição de saúde.
COMPETÊNCIAS ESPERADAS
Possibilitar o discente de Enfermagem construir sua identidade como profissional da saúde e entrar em contato com a complexidade do processo saúde-doença-cuidado.
Desenvolver olhares sobre os desafios inerentes ao processo de construção de conhecimentos e práticas no setor saúde, fortalecendo uma visão e atuação biopsicossocial dos processos relacionais e subjetivos, que perpassam o cuidado em saúde.
HABILIDADES
Conhecer a Psicologia como ciência, em sua heterogeneidade e unidade, bem como algumas de suas categorias.
Refletir sobre a complexidade das relações humanas e caracterizar o ser humano e seu processo de desenvolvimento.
Promover discussões críticas e ampliadas sobre o processo saúde-doença e reconhecer o contexto atual do setor saúde e os desafios inerentes ao processo de produção do cuidado.
OBJETIVOS
Estudar as bases psicológicas do desenvolvimento humano e relacionar aos conceitos vigentes no campo da saúde.
Propor abordagens de investigação ao objeto de estudo; analisar processos sociais, grupais e individuais sob a ótica da Psicologia da Saúde e planejar, executar e relatar experiências de observação participante em contextos multiculturais.
CONTEÚDOS
Unidade I: Psicologia e Psicologia na área da saúde: noções introdutórias
A(s) Psicologia(s)
Estudo da Personalidade: