Psicologia do Ensino
R.A. 1142198
TEORIAS PSICOLOGICAS DA EDUCAÇÃO
POLO CUIABÁ
2014
INTRODUÇÃO
Desde épocas antigas o processo e método de estudo aprendizado tem sido aprimorado, dando início com os gregos até hoje temos muita influências de todas as épocas. Neste trabalho iremos apresentar dois importantes pensadores da educação, Jean Piaget e Lev Vigotsky, apresentar suas teorias e como eles pensavam sobre o processo de aprendizado da criança e relacionar a importância de seus estudos para o processo de ensino e aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO
Piaget (1896-1980) , foi um dos pensadores da educação que iniciou seus estudos sobre o desenvolvimento da criança com o objetivo de compreender como o conhecimento era adquirido. Realizou seus estudos através de do método de observação em escolas e em praças. Para Piaget o conhecimento é uma tomada da consciência, É através do erro que a criança constrói o conhecimento.
Quando uma criança está realizando uma atividade como a da escrita e “come” as letras, nesse momento a criança está montando a palavra através de tentativa e erro, no erro da criança existe uma lógica. Piaget chega a dizer que existe uma lógica no erro. A criança aprende através das experiências e a aprendizagem é adquirida através do meio
Porém para a experiência ser internalizada e compreendida a criança precisa ter um certo nível de desenvolvimento do cognitivo, para Piaget, a criança possui fases, então o conhecimento é gradual, através da interação com o mundo.
A primeira fase é a senso motor, que se dá entre 0 à 2 anos que é o desenvolvimento sensorial, a segunda é a pré-operacional 2- 7 anos, a inteligência simbólica, a criança já consegue realizar brincadeiras de representações.
A terceira é o pré- operatório 7-11, já consegue relacionar o tempo o espaço, não se limita à ações imediatas. E a quarta e