violencia
X Salão de
Iniciação Científica
PUCRS
Violência infantil e maus-tratos: mapeando os serviços de atendimento hospitalar em Porto Alegre
Bruna Leite, Fernanda B. Ribeiro (orientador)
Departamento de Ciências Sociais, Faculdade Filosofia e Ciências Humanas, PUCRS
Introdução
O presente trabalho é parte integrante do projeto de pesquisa Participação popular e linguagem de direitos: Etnografando discursos e práticas de conselheiros tutelares de Porto Alegre, que teve início em abril de 2008.
Este trabalho propõe-se a identificar os diferentes atendimentos prestados as crianças vítimas de violência doméstica em 5 hospitais de Porto Alegre. Pretende-se também mapear os diversos tipos de ação e serviços desenvolvidos em cada hospital, bem como, reconhecer a rede de relações presente em cada instituição.
Após este mapeamento, objetiva-se uma análise do discurso praticado pelos profissionais entrevistados com relação à atuação e a construção da rede de trabalho junto aos Conselhos Tutelares.
Em segundo plano, este trabalho discute o fato da violência doméstica contra criança e adolescente ser tratada como um tema da área da saúde. A partir de levantamento bibliográfico sobre o assunto, realizou-se uma retrospectiva histórica da produção textual, identificando que este tema começou a ser pesquisado por pediatras, estendendo-se as demais áreas da saúde.
Metodologia
O ponto de partida para o recorte dado ao trabalho iniciou em setembro de
2008 após a notícia da morte de dois irmãos em Ribeirão Pires (SP), que foram esquartejados pelo pai e pela madrasta. O que chamou atenção foi o enfoque dado à ação da conselheira tutelar da cidade, aproveitando as reportagens para fazer a crítica ao trabalho da instituição e da falta de preparo desses profissionais.
Seguiu-se um levantamento de notícias em jornais online sobre violência doméstica. Dentre essas reportagens, algumas davam enfoque ao trabalho do Conselho
Tutelar. Outro levantamento