violência
Liliana Aparecida Gonçalves de Farias
Professora orientador Job Maximiano de Campos Junior
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Sociologia ( SOC0046) – Pratica do modulo I
08/10/12
RESUMO
A violência é um ato praticado desde a antiguidade, mas vem sendo tema de discussão nos últimos tempos. Sendo a violência algo intencional, cabe ao ser humano, ser racional, evitá-la. O homem é violento por natureza, mas o meio em que vive proporciona este ato. O perfil epidemiológico do município de Tubarão apontou que as vítimas de violência com maior incidência são mulheres, sendo seus agressores homens e, na maioria, estavam alcoolizados. O álcool atua no sistema de nervos central potencializando as emoções e os sentimentos nas pessoas. O fato do homem estar alcoolizado não justifica a prática deste ato, no entanto, ele utiliza-se deste meio para praticar estes atos que poderiam ser resolvidos da melhor forma possível, sejam no âmbito familiar ou social.
Palavras-chave: Sociologia. Violência. Alcoolismo e violência.
1 INTRODUÇÃO
Sendo a violência um ato intencional e o homem um ser racional, este ato é praticado de forma consciente. Entretanto, foi a partir do século XIX, que o tema violência passou a ser discutido pelo poder público e estudiosos de áreas afins.
Com base no exposto, este estudo propõe analisar se o homem é um ser violento por natureza ou se a sociedade insere a violência no homem, além da influência do alcoolismo nesses conflitos.
Esta pesquisa é de caráter quantitativo visando descrever e expor as informações colhidas, por meio de estudo de caso, com o objetivo de conhecer o perfil da violência, o autor, vítimas, local de ocorrência, e se estes estavam fazendo uso da droga lícita álcool. Espera-se colaborar para uma reflexão sobre a violência, sociedade e a consequência do uso de álcool durante a violência.
Inicialmente se abordará um conceito