psicologia escolar
CURSO DE PSICOLOGIA
Ana Paula
Cinthia Braga
Inayara Riether
PSICOLOGIA ESCOLAR: TEÓRIA E PRÁTICA
Recife
2014
PSICOLOGIA ESCOLAR: TEÓRIA E PRÁTICA
Trabalho apresentado à disciplina Avaliação Psicológica, ministrada pela Prof. Graça Diniz, para obtenção da nota da 2ª CP no 1º semestre do ano de 2014.
Recife
2014
Introdução
O presente trabalho traz a união da teoria e prática na psicologia escolar, na atuação do psicólogo dentro do ambiente da escola. Inicialmente, trazemos o histórico da Psicologia Escolar no Brasil e no Mundo; seguindo para exposições sobre a atuação do psicólogo; e entrevistas, exemplificando sobre seus tipos e sobre os entrevistados, sejam os pais, alunos ou até mesmo o corpo docente da escola.
A pesquisa que guiou este trabalho buscou a compreensão do psicólogo escolar (inserido na escola), sobre as entrevistas, seu papel interno. Dissertaremos também sobre os métodos que utilizamos na prática, seguindo das conclusões que obtivemos a respeito da união teoria e prática.
Histórico (Mundo e Brasil)
“(...)Entendemos educação como prática social humanizadora, intencional, cuja finalidade é transmitir a cultura construída historicamente pela humanidade. O homem não nasce humanizado, mas torna-se humano por seu pertencimento ao mundo histórico-social e pela incorporação desse mundo em si mesmo, processo este para o qual concorre a educação. A historicidade e a sociabilidade são constitutivas do ser humano; a educação é, nesse processo, determinada e determinante.
Assim como bem colocado por Vygotsky o homem interagem com o meio, as alterações no inicio da compreensão na psicologia escolar começam a rever o modo de exclusão dos alunos na escola eliminando o formato anterior de aplicação de teste para medir a capacidade dos alunos e transformá-los em aptos