A dignidade da pessoa humana e o mínimo existencial.
Introdução:
A evolução do conceito de dignidade da pessoa humana pode ser considerada o fio condutor da saga dos direitos humanos.
Primeira contradição em torno do tema: Protágoras: o homem é a medida de todas as coisas. Assim, inicia-se a procura da dignidade inerente ao ser humano. Tudo começa com a vida digna e só há vida digna a quem esteja assegurada o mínimo existencial.
Referencia teórica: pensamento social cristão – adotado a partir da noção decisiva de pessoa que se instaurou com o cristianismo.
O primeiro esclarecimento: conceito de dignidade da pessoa humana.
Dignidade deriva do latim dignitas, valor, distinção, principio em que se funda a conduta que provoca respeito.
Palavra traduzida por Boécio do termo grego aksióma – axioma- que segundo Aristóteles significa a primeira proposição, da qual parte a demonstração, podendo ser identificadas com as ideias elementares que devemos ter a fim de aprendermos o que quer que seja.
Santo tomas de aquino: pessoa significa o que há de mais perfeito em toda a natureza, designando aqueles que estavam constituídos de dignidade. quanto ao conceito de humano, deriva de humanidade, que quer dizer conjunto de características comuns a todos os homens, inclusive a vida, a animalidade; conjunto de características que constituem a diferença específica da espécie humana em relação às espécies vizinhas. o tipo fundamental da evolução humana, tanto individual como coletiva, está, com efeito, cientificamente representada, na sociologia positiva, como algo que consiste sempre no crescente ascendente da nossa humanidade sobre a nossa animalidade, segundo a dupla supremacia da inteligência sobre as tendências e do instinto simpático sobre o instinto pessoal. assim, há a representação do homem, da humanidade, como o primeiro dos seres conhecidos. dicionário filosófico - André Lalande. humanidade vem do latim humanitas, correspondente ao grego paidéia, da qual derivou o