PSICOLOGIA DO TRABALHO
TRABALHO DEPSICOLOGIA DO TRABALHO
Luciano Machado Theobaldo
Ano 2014
Introdução
Um acidente de trabalho envolvendo um jovem de 19 anos, resultou em uma grave lesão em sua mão direita, tendo três dedos arrancados brutalmente. O acidente ocorreu durante o expediente de trabalho, enquanto o envolvido operava a máquina que distribui ração pelo aviário.
O acidente ocorreu na parte da manhã em um dia de domingo, o colaborador trabalhava em uma Granja de galinhas avós e realizava o serviço de arraçoamento, onde ele deveria pesar a ração, encher as máquinas e realizar o chamado “ giro “, fazendo assim com que a ração depositada no interior das máquinas fossem levadas uniformemente por todo aviário por meio de calhas e correntes.
Desenvolvimento
O setor onde o colaborador estava no momento do acidente é composto por quatro galpões, cada um medindo 12 metros de largura por 63 metros de comprimento, cada um é divido em dois lados e cada lado por sua vez em três linhas dando assim um total de seis máquinas de ração por galpão.
Em dias normais cada máquina possui um operador, porém como regra da empresa nos finais de semana esse número cai gradativamente , para um operador para três máquinas, sobrecarregando assim o indivíduo responsável que tem seu trabalho triplicado e tem que ser muito mais ágil para conseguir concluir a tempo suas atividades. O trabalho é considerado razoavelmente de risco pois no momento do arraçoamento todas as luzes do aviário são desligadas para o bem estar das aves, e os operadores se guiam por meio de lanternas com lâmpadas azuis, o que dificulta a visualização de possíveis riscos durante o este processo.
Uma das principais responsabilidades do operador é retirar as penas das aves que caem nas calhas durante o “ giro “ para evitar que a maquina entupa desregulando a quantidade de ração liberada.
Para realizar está ação o operador